Introdução

Era uma vez a vontade de fazer a diferença no mundo. Ela não surgiu um belo dia, ao acordar num dia frio e calçar pantufas quentinhas. Nasceu aos poucos, como uma árvore: primeiro a semente, depois a água e aí os frutos. 

A semente foi notar – depois de inúmeras investidas assistenciais de doação de alimentos para as famílias da Vila dos Tocos (São Leopoldo/RS) – que as crianças de hoje seriam os pais carentes do futuro. Os pequeninos acabavam entrando no ciclo de vida dos mais velhos: saiam da escola cedo para pegar reciclado, ajudar no modesto orçamento doméstico e nunca mais voltavam para a sala de aula. Então, veio a água: os voluntários e parceiros. Nossa pequena semente começou a germinar e o projeto floresceu. Cresceu primeiro tímido, como um pequeno galho bonito que cresce na direção do sol. Mas o tempo e a força de vontade fez com que a árvore amadurecesse e se tornasse forte. Fizemos parceria com empresas, como a multinacional alemã Stihl, ganhamos o transporte das crianças da empresa do ramo Janiz, lanches para os pequenos da Sapore assistência odontológica da Sorrifácil. Além de claro, voluntários que nos ajudam a regar a nossa pequena árvore. 

E os frutos? Bem colhemos todos os dias! No sorriso e no carinho dos alunos. 

Atualmente, são atendidas 30 crianças e adolescentes, de idades entre 8 e 14 anos. O projeto tem duas fases: a primeira se chama aconchego, em que atende crianças de 8 a 12 anos; a segunda, preparação, atende adolescentes de 13 a 14 anos. O projeto leva o nome de Semear porque busca – através do lúdico e do respeito – entrar no mundo dessas crianças para semear valores e conhecimentos. Trata-se, em suma, de um projeto social de complementação escolar (matemática, português, inglês, espanhol, música, xadrez e artes) inclusão social e assistência para crianças e adolescentes carentes. As atividades acontecem no contra turno escolar em três dias da semana (terça-feira, quarta-feira e sábado). 

Seja bem-vindo ao Projeto de Educação Solidária Semear!